terça-feira, 25 de agosto de 2009

Desculpem - me todos mas sou um jovem chato e ranzinza que gosta de dar opinião sobre tudo.
Eu sei de algumas coisas e não sei sobre muitas.
Sei por exemplo, que está acontecendo um processo contra o senador José Sarney por mau uso da maquinaria pública, e que muita gente hoje em dia está brava com ele.
O resto todo eu não sei. Não tenho tido tempo e paciência para acompanhar a televisão, não tenho dinheiro para comprar jornais e mesmo que tivesse não teria tempo de lê-los pois estou ocupado estudando textos sobre Cinema(o que pode não parecer, mas toma muita energia).
Eu vejo por aqui pessoas organizando protestos e marcando encontros do tipo "Fora Sarney", entrei numa comunidade do orkut do tipo "Eu gosto de Samba", e lá estava no perfil da comunidade "Fora Sarney".
Se eu falar que ouço é mentira, mas imagino eu, que se estivesse com os ouvidos atentos, ouviria alguma coisa como "É um safado!", "Roubando nosso dinheiro a tanto tempo!", "Não sei como ele ainda continua...." e por aí vai.
Como disse antes, estou ranzinza, chato.
Não como muitos produtos industrializados, não ando engolindo qualquer coisa.
Essa euforia com o "Fora Sarney" a mim é indigesto.
Acho linda a mobilização de pessoas em prol da democracia, mas essas coisas no Brasil são mais um tipo de festa eufórica do que uma consciência política.
A população reclama porque saiu na televisão.
Sarney está exercendo algum tipo de poder a no mínimo 45 anos e para mim, sua possível queda nesse momento é mais uma manobra de politicagem de alguém que eu não faço ideia de quem seja.
Eu disse no começo, não sei de muitas coisas.
Uma coisa eu sei, é que no Brasil, quando um dos caciques políticos caem, é que sobre as costas dele estão se erguendo outros.
É uma tática antiga e todos deveriam conhecê-la. Usa - se o moralismo da opinião pública e o poder da imprensa para apagar o poder de um político, enquanto por debaixo do tapete outros rastejam para dentro do Palácio.
É tão antigo e banal que me cansa.
Me cansa essa euforia, vamos derrubar o Sarney. Mas e aí, derrubou o Sarney(será?), e o nosso sistema político continua tal qual é, funcionando através de barganha. Caindo um, dois, cem, continuam outros 200, 300, que exercem o poder a 30, 40 anos.
São homens velhos, chatos e ranzinzas como este que vos escreve. Eu pelo menos continuo jovem e inofensivo do lado de cá, escrevendo.
Eles estão fazendo política como se fosse profissão.
Eu sei de outra coisa, política não profissão, é proposta.
Alguém pode dizer isso ao eleitorado brasileiro por favor?

Dica: assistam(no youtube deve ter) o documentário Maranhão 66, de Glauber Rocha. Acho que é muito pertinente nesse momento.

Um comentário:

Diana M. disse...

O eleitorado quer saber de A fazenda e o próximo BBB, então não peça a eles nada além de um protesto televisivo.