terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Um sino que bate na minha cabeça sem parar

No filme "Não Estou Lá", que mostra, na interpretação do cineasta, as várias facetas de um poeta norte-americano, Bob Dylan, há uma cena em que uma dessas facetas, a de poeta, versa sobre 7 coisas que você não deve fazer se quiser viver a vida completamente livre. A última é esta: "Don´t create nothing"; não crie nada, porque tudo o que você criar será rotulado como parte de você pelas pessoas para o resto da vida. Como se uma criação fosse uma definição de si mesmo, uma limitação.
Isso não é verdade.
Nós não somos nossos filhos por expemplo.
Vivemos tentando nos projetar neles, mas a frustração eterna de todo pai é perceber que o resultado não saiu como o projeto. É claro. O filho, a obra de arte, a criação, está sujeita ao olhar alheio, ao tempo e às suas próprias experiências.
Quando se escreve alguma coisa e as pessoas lêem, gostam e tomam aquilo como sua verdade, o escritor se torna escravo daquilo se não souber ignorar a opinião pública.
A escrita vem em momentos em que alguma coisa passa de relance na cabeça, uma coisa pronta, com as palavras quase todas guardadas, o trabalho é saber localizá - las, e aquilo foi o que aconteceu naquele instante de uma vida que não vive daquilo.
Tudo isso é uma tentativa de explicação, estou com a sensação de ter escrito alguma coisa que possa ser mal-interpretada pelas pessoas, mas não há como escapar.
As palavras, as imagens, ou toda forma de expressão, podem ser utilizadas para muitos propósitos e muitas situações, são muito subjetivas todas elas. Por isso creio eu que não devam ser levadas muito a sério.
As palavras desatam nós, mas seus significados estão soltos, à revelia de quem fala e de quem ouve.
Nisso reside a beleza do subjetivo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oooooooi coração!!! Finalmente tive um tempinho de passar por aki, que saudades, onde c tá qdo vamos nos ver hehe!! Adorei esse texto, eu sabia q qdo entrasse ia me deparar com uma leitura boa e as vezes um tanto qto loka haha, mas engraçado tb quero escrever no meu blog e minha primeira postagem quero que seja sobre o ato de escrever, pq escrever, pq querer ser lido ...boms eu texto já i´ra me ajudar rsrs...bjaaaao